MÓDULOS DO CURSO
 
 
 
 
 


MÓDULOS DO CURSO

Análise dos conteúdos de cada módulo

Apresenta-se a seguir uma breve análise dos conteúdos de cada módulo:

1 Matemática

Matéria do 9o ano de matemática, cuja dificuldade consiste no elevado grau de exigência em rigor e rapidez, agravada por não se poder usar calculadora.

2 Física

Muita matéria e muito abrangente, representa o primeiro grande desafio para a generalidade dos alunos, porque exige pensamento científico e aplicação extensiva da matemática.

3 Princípios de eletrotecnia

Possivelmente o módulo mais difícil do curso, porque a matéria não agrada a muitos e pelas mesmas razões que na física, mas agravadas.

4 Eletrónica


Matérias consideradas difíceis para a generalidade dos alunos. Contudo, o baixo nível de exigência dos exames das categorias B1 torna o módulo globalmente fácil de realizar com sessões presenciais.

5 Técnicas digitais

Ainda que as matérias sejam ainda da área da eletricidade, são percecionadas com mais fáceis que as dos módulos anteriores, e em especial mais interessantes.

6 Materiais

Matérias muito gerais e abrangentes tais como ligas metálicas, não metais, fixações, transmissões e cablagens elétricas. Considera-se de nível de dificuldade intermédia.

7 Práticas de manutenção

Matéria muito extensa e muito diversa, ainda que seja considerada acessível. A dificuldade reside na quantidade de elementos a fixar.

8 Aerodinâmica

Matéria vista com grande interesse pela generalidade dos alunos, que acaba por ser percecionada como fácil devido ao elevado grau de motivação que suscita.

9 Fatores humanos

Matéria vista como fácil pela generalidade das pessoas, cuja única dificuldade reside em alguma extensão de matérias a fixar.

10 Legislação

Matéria vista como interessante por alguns e aborrecida por outros, sendo considerado um módulo de dificuldade intermédia.

11/12/13 Aerodinâmica e sistemas

Matéria muito extensa, passando por todos os aspetos da aeronave. Embora destinados a especialidades diferentes, 11-avião, 12-helicóptero e 13-aviónicos, estes módulos apresentam muito muito em comum, pelo que são dados em conjunto. Este módulo é geralmente dado no final, usando conhecimentos de todos os anteriores. Pelo seu grau de interesse e pelo desenvolvimento adquirido pelos alunos, acaba por ser considerado um módulo pouco difícil embora muito extenso.

15 Motores de turbina / 14 Propulsão

Matéria do módulo 15 requer uma forte compreensão e assimilação para fazer face a um exame extenso.

O módulo 14 (para aviónicos) apresenta um subconjunto limitado das matérias do módulo 15, sendo de grau de dificuldade baixo.

17 Hélices

Matéria pouco extensa e de grau de dificuldade baixo.

 
Política de Privacidade | Copyright © 2018 - ATCENTRO. Todos os direitos reservados