AVERBAR 1ª SUBCATEGORIA
 
 

AVERBAR 1ª SUBCATEGORIA

Requisitos para averbar a primeirasubcategoria (pedir a licença)

Para cumprir os requisitos necessários na solicitação de uma licença de manutenção de aeronaves para as categorias A ou B, o profissional pode utilizar uma das duas vias seguintes:

Via curso básico aprovado parte 147 – Pela frequência de um curso de formação básica aprovado parte 147 para uma dada subcategoria, com a aprovação dos respetivos exames, e que inclui um período de experiência prática em manutenção de aeronaves operacionais. Esta via obriga à formação a tempo inteiro com duração aproximada de 2 anos.

Via modular - Com a aprovação de um conjunto de exames realizados por uma organização parte 147, relativos a uma dada subcategoria, e com a existência de um período de experiência prática em manutenção de aeronaves operacionais.
Esta via destina-se geralmente a profissionais que já se encontram a realizar tarefas de manutenção aeronáutica, compatibilizando a preparação para os exames com o exercício da atividade profissional.

No quadro seguinte apresentam-se os requisitos de formação e experiência requeridos para as duas vias:
Em ambas as vias, os requerentes devem obter a aprovação num conjunto de exames, e que dependem da subcategoria a averbar à licença de manutenção de aeronaves. Na tabela seguinte apresentam-se, para cada subcategoria, os módulos temáticos para os quais se requerem exames aprovados:

Os exames a realizar em cada módulo estão assinalados com um nível de dificuldade, que refletem o grau de exigência do exame relativamente às matérias estudadas no módulo. O nível de dificuldade varia em função da subcategoria que se pretende averbar.

Note-se que os níveis de exigência foram assinalados representando o mais exigente com a cor mais escura. Refira-se que os profissionais que pretendam averbar mais do que uma subcategoria na licença, podem realizar os exames dos módulos 1 a 10 para as subcategorias que apresentam maior nível de dificuldade. Dessa forma, os exames aprovados serão válidos para o pedido da licença para a primeira subcategoria e para os averbamentos posteriores de novas subcategorias.

Para isso, o profissional deverá realizar os exames dos módulos 1, 3, 8, 9 e 10 no nível único exigido para a categoria B, os exames dos módulos 4 e 5 no nível exigido para a subcategoria B2, e os exames dos módulos 2, 6 e 7 no nível exigido para as subcategorias B1.

Na tabela seguinte, também são apresentados os exames a aprovar para pedir uma licença numa dada subcategoria, utilizando um formato diferente e mais simples:

 
 
Política de Privacidade | Copyright © 2018 - ATCENTRO. Todos os direitos reservados