AVERBAMENTOS TIPO
 
 
 
 


AVERBAMENTO TIPO

Depois de averbar uma ou mais subcategorias, é necessário averbar formações para os tipos de aeronaves ou para grupos de aeronaves similares em que o profissional vai atuar. O regulamento só autoriza o exercício das competências associadas a cada subcategoria para as aeronaves em que o profissional possua uma formação específica.

Na imagem ao lado apresenta-se um exemplo da página da licença de manutenção de aeronaves onde são apresentadas as formações tipo averbadas.

Averbamentos de tipo para categorias A

Para os titulares de uma licença de manutenção de aeronaves da categoria A não se exigem qualificações de tipo.

Averbamentos de tipo para categorias B ou C

Nos termos do regulamento, um titular de uma licença de manutenção de aeronaves de categoria B1, B2 ou C só poderá exercer as suas competências de certificação relativamente a um determinado tipo de aeronave se estiver averbada na sua licença a qualificação correspondente ao tipo de aeronave visado.

As qualificações de tipo serão atribuídas após conclusão satisfatória do curso de formação específica correspondente à categoria B1, B2 ou C, aprovado pela autoridade competente ou ministrado por uma organização de formação em manutenção devidamente certificada nos termos da parte 147.

Para algumas aeronaves menos complexas podem ser averbadas qualificações para grupos de aeronaves similares, em vez de ser necessário uma qualificação para cada tipo de aeronave.

São definidos os seguintes grupos de aeronaves:

Apresenta-se a seguir como são averbadas as qualificações de tipo em cada um dos grupos apresentados:


Nota: Para a categoria B3 só se averba uma qualificação de tipo, para o grupo “aviões não pressurizados, com massa máxima à descolagem igual ou inferior a 2 000 kg e equipados com motor de pistão”.

Nota: Para se averbar uma qualificação é necessário realizar uma formação teórica e prática, aprovar os exames teóricos e aprovar uma avaliação prática.

Quando averbar a primeira qualificação da subcategoria, também é exigida a conclusão, com aproveitamento, de uma formação em contexto real de trabalho (on job training).

 
 
Política de Privacidade | Copyright © 2018 - ATCENTRO. Todos os direitos reservados