AVERBAMENTO TIPO
Depois de averbar uma ou mais subcategorias, é necessário averbar formações para os tipos de aeronaves ou para grupos de aeronaves similares em que o profissional vai atuar. O regulamento só autoriza o exercício das competências associadas a cada subcategoria para as aeronaves em que o profissional possua uma formação específica.
Na imagem ao lado apresenta-se um exemplo da página da licença de manutenção de aeronaves onde são apresentadas as formações tipo averbadas.
Averbamentos de tipo para categorias A
Para os titulares de uma licença de manutenção de aeronaves da categoria A não se exigem qualificações de tipo.
Averbamentos de tipo para categorias B ou C
Nos termos do regulamento, um titular de uma licença de manutenção de aeronaves de categoria B1, B2 ou C só poderá exercer as suas competências de certificação relativamente a um determinado tipo de aeronave se estiver averbada na sua licença a qualificação correspondente ao tipo de aeronave visado.
As qualificações de tipo serão averbadas na licença após conclusão satisfatória do curso de formação específica correspondente à categoria B1, B2 ou C, aprovado pela autoridade competente ou ministrado por uma organização de formação em manutenção devidamente certificada nos termos da parte 147.
|